Como se analisa um texto literário
- daltonmarçal
- 13 de set. de 2018
- 2 min de leitura
A situação é mais ou menos assim: você pega uma folha com um texto. Pode ser um poema, um conto... Não importa. Então corre os olhos por aquela sopinha de letras e vai direto ao enunciado da questão - que geralmente é simples e objetivo: pede que se faça uma análise daquele texto - aquele mesmo, que você nem se encorajou a ler. Sua desgraça começa aí. Por onde começar? O que falar? O que dizer? Que a história "é legal"... que o poema "é lindo e emocionou muito". Pouco convincente não? Resta desesperar-se? Não. Há saída para essa situação. De antemão, porém, já adianto: não há uma fórmula secreta que leve você a conseguir uma boa análise de texto. O melhor e o mais seguro caminho sempre é o do amadurecimento e do debate - temperados, lógico, com uma boa experiência de leitura e uma dose de informações sobre assuntos diversos.
Porém nem todos que se encontram diante da situação descrita no primeiro parágrafo possuem as qualidades listadas no segundo. Como fazer, então? Voltando à questão inicial: de forma prática, como analiso um texto?
a) O primeiro passo, sempre, é fazer aquilo que você ficou com preguiça de fazer lá no começo: uma leitura integral e desinteressada do material em questão. Esse passo é sempre o mais necessário. Anote num cantinho todas as primeiras impressões que você teve.
b) O segundo passo é reler o texto com um lápis à mão e ir anotando todas as palavras que oferecem dificuldades. Se tiver um dicionário por perto, não tenha medo, que ele não morde. Pesquise. Se não tiver não há problema. Tente usar o contexto para compreender o significado das palavras cujo sentido é essencial.
c) O terceiro passo é identificar o tipo de texto que está diante de você. Pode ser um poema ou um texto em prosa. Lembre-se de que prosa, aqui, não significa bate-papo, mas sim uma categoria de texto marcada pela divisão em parágrafos, e não em versos, como ocorre com o poema
Comments