top of page

APRESENTAÇÃO

 

Quando lemos, procuramos no texto do outro uma emoção diferente da nossa. Aquela emoção que nos impulsiona e nos ajuda a catalizar as vibrações que circulam à nossa volta, vindas de outros mundos e outras vidas. São elas que nos influenciam, moldam, fortalecem e nos fazem críticos ou autores de "ARTE". Um bom texto, uma boa história ou um bom livro, nos dão prazer, nos fazem sentir, também, personagens de uma linda e emocionante História. 

 

Quando escrevemos, estamos dando vida aos, vários personagens que conhecemos em nossas várias e longas histórias. Quem não se lembra das histórias de Júlio Verne, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Oswaldo França Júnior e muitos outros, que vêm povoando a nossa imaginação com inúmeros personagens e porquê não, nos ensinando um pouco da nossa história com personagens, muitas das vezes, figuras muito diferentes, em função  de terem vivido, cada um deles em diferentes regiões, com costumes, cultura, experiência de vida  e o contato com colonizadores que, por terem interesses diferentes e classes sociais distintas, se relacionavam com a população que alí encontraram, como se fossem voltar para casa no dia seguinte. Não foi o que aconteceu. Mas é um dos motivos de o nosso país ser formado por regiões tão distintas. iguais na pobreza, diferentes na riqueza.  

Dalton Marçal da Cruz

 Site "www.portuguesemdestaque.com" -  

Bem aventurados aqueles, que chegam a nossa Sala de Estudos da OFICINA de PRODUÇÃO DE TEXTOS

dispostos a conhecer  um pouco mais a respeito da Língua Portuguesa. Sejam bem-vindos!

 

As divisões da Gramática

 

Os diversos assuntos abordados pela Gramática pertencem a divisões específicas desta área de estudo. Confira essas divisões e as suas principais características:

 

 

Fonologia

Proveniente do grego phonos  = voz/som; logos = palavra/estudo, a Fonologia é a parte que estuda o sistema sonoro de um idioma. É a área de estudo que se preocupa com a maneira pela qual os sons da fala (os fones) se organizam dentro de uma língua, classificando-os em unidades capazes de distinguir significados: os denominados fonemas. Destacam-se, também, o estudo das vogais, semivogais, consoantes, dígrafos, encontros vocálicos e consonantais, estrutura silábica, acento, entonação, dentre outros.

 

Morfologia

Trata do estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras através de elementos morfológicos (ou mórficos), que são as unidades que formam uma palavra. Os elementos morfológicos compreendem o radical, o tema, a vogal temática, a vogal ou consoante de ligação, afixo, desinência nominal ou verbal. A morfologia estuda as palavras isoladamente e não dentro de uma frase ou período e está agrupada em dez classes de palavras (ou “classes gramaticais”), a saber: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

Sintaxe

Tem por finalidade estudar as relações que se estabelecem entre os termos das orações e dos períodos. Compreende o estudo do sujeito e predicado (termos essenciais da oração); os complementos verbais, complemento nominal e agente da passiva (termos integrantes da oração) e o adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo (termos acessórios da oração).

Português em Destaque

bottom of page